sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

trabalho de grupo - aula teórica


A tutoria no fórum on-line:papéis e competências


From: anokas, 17 hours ago








SlideShare Link

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

AULA PRÁTICA 7 DE DEZEMBRO DE 2007


Uma nova experiência


Neste dia vivemos uma nova experiência. foi uma aula completamente diferente e inovora. Tivémos a oportunidade de participar numa aula virtual organizada pelos nossos colegas de turma que estão a trabalhar o Messenger.

Esta aula consistiu num debate cujo tema principal era "A utilização das tecnologias em educação".

Fomos divididos em dois grupos e cada interveniente teve a possibilidade de dar a sua opinião sobre as perguntas que iam sendo lançadas pela "cordenadora" de cada grupo.

A meu ver correu muito bem, todos deram a sua opinião de forma ordenada e na maioria das vezes estavamos de acordo.

Esta aula virtual deu-me a perceber um dos beneficios, entre outros, deste tipo de utilização, nomeadamente o á vontade das pessoas que, provavelmente, se estivessem numa sala de aula normal não teriam dito metade do que disseram.
AULA PRÁTICA 30 DE NOVEMBRO DE 2007

Macro estrutura


Nesta aula foi a realização e a entrega da macro estrutura dos projectos práticos do grupo.

Numa primeira fase, começamos a fazer a macro estrutura em word, mas depois procedemos á sua aplicação no CMaps Tools como sugeriu a professora.

assim, já temos uma planificação do nosso projecto prático, mas claro que posta em prática pode sofrer alterações.
AULA PRÁTICA 23 DE NOVEMBRO DE 2007

Guião de autor

Esta aula ficou marcada pela elaboração do guião de autor das nossas ferramentas on-line: HI5 e MYSPACE.
A professora fez uma apanhado das aulas que nos restavam, procedendo á planificaçãon das mesmas. Também propos a nossa presença numa conferência sobre e-learning e comunidades: no digital mas mais além, que se realizou no dia 13 de dezembro pelas 18 horas no anfiteatro da nossa faculdade.
CAPITULO 4 - COMENTÁRIO





Este capitulo foi para mim bastante interessante, e fez-me reflectir sobre alguns assuntos tratados pelo autor. Um deles é a questão relacionada com os valores: "os valores devem ser ensinados pela escola ou pelos pais?". Penso que os valores tanto devem ser ensinados pelos pais, como pela escola, ou seja, considero que um seja o complemento do outro. Mas fiquei a pensar...! se reparamos as crianças passam o seu tempo na escola, e o restante em casa. contudo a maior parte do tempo é passado na escola ou nos tempos livres. deste modo, penso que a escola deveria dar mais atençâo a este tipo de questôes como a transmissão de valores, que depois deverá ser completada no meio familiar.
outro ponto que me chamou á atenção, foi uma afirmação referida pelo autor em que ele diz que:
" o escandalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do beneficio da descoberta". Oa, eu sou da opinião de que a criança deve poder explorar, ser ela a descobrir as coisas. contudo, penso que há uma idade para tudo pois "as crianças não podem crescer a acreditar em qualquer disparate".Neste contexto, concordo que seja necessário um acompanhamento dos adultos, mas considero que este deve ser feito sem exageros, e que, com o evoluir da idade, das aprendizagens, das experiencias de vida, as crianças vão sendo capazes de descobrir as coisas e formar o seu proprio caminho e ideias.

Os perigos da internet foi outro ponto que me desperto interesse, pois fez-me relembrar os tempos em que eu pedia aos meus pais para porem internet i eles diziam que não porque era muito nova e podia arranjar companhias indesejáveis via internet.

penso que é uma questão que continua a preocuapar, e cada vez mais, muitos pais.considero, e como o autor refere, que estes perigos podem ser atenuados. Ctudo penso que as protecções existentes,embora se venham a desenvolver, não são suficientes.

AULA PRÁTICA

AQUI FICA NOSSA APRESENTAÇÃO Á TURMA DAS FERRAMENTAS QUE ESTAMOS A TRABALHAR: HI5 E MYSPACE

AULA TEÓRICA


Trabalho de grupo


Nesta aula foi proposto a realização de uma apresentação de um dos dois textos que tínhamos à escolha. Cada um escolheu o texto que queria tratar, e como estavam poucos alunos presentes os grupos formaram-se consoante o capítulo (texto) que tinham escolhido.

Assim, o meu grupo ficou com o capítulo 5: "A beleza está nos olhos de quem a vê: A tutoria no fórum on-line: papéis e competências".

A professora informou também que o melhor trabalho iria ser colocado na plataforma da disciplina.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

AULA PRÁTICA 2 DE NOVEMBRO DE 2007


Na aula, prosseguimos com a elaboração do relatório.
A professora aproveitou para nos dar a conhecer a diferença entre tecnologias e ferramentas, visto que era algo que ainda não sabiamos diferenciar. deste modo, por exemplo, o blog é uma tecnologia que tem como ferramentas o blogger, o wordpress, etc.
Foi também referido as LMS´S ( Sistemas de Gestão da Aprendizagem), que são plataformas que permitem a partilha de documentos entre professores e alunos.
Entre outras plataformas, a professora deu o exemplo do MOODLE, que é a plataforma mais utilizada e a mais complexa.
CAPÍTULO 3 - COMENTÁRIO



Aprendizagem


Após a leitura deste capítulo, o assunto que mais interrese me suscitou foi o software educativo como apoio à aprendizagem das crianças.

Tal como a contece com o autor, também sinto uma preocupação no que diz respeito ás decisões que os pais toma em relação ao software que estes compram para os seus filhos.

Os pais são fortemente influenciados pelos meios de comunicação social, acabando por optar por o que estes divulgam, ou seja, pelo "marketing mais forte".

O que acontece é que nem sempre estes softwares são uma mais valia ou adquados para a aprendizagem das crianças, mas o poder dos MEDIA é muito persuasivo.
AULA PRÁTICA 19 DE OUTOBRO DE 2007





HI5 / MYSPACE



Nesta aula continuamos a nossa pesquisa sobre a aplicação em contexto educativo do hi5 e do myspace.


Ambas as ferramentas, para mim, têm sido bastante interessantes de explorar visto que desconhecia as duas.

Em relação ao Hi5, embora já tenhamos encontrado alguma coisa, continuamos com dificuldade em encontrar informação sobre a aplicação desta ferramenta em contexto educativo.

No que diz respeito ao Myspace, ficamos a saber que é uma ferramenta muito utilizada na divulgação de músicas, artistas e bandas.
AULA TEÓRICA 16 DE OUTOBRO DE 2007




Ensino á distância/ e-learning

Nesta aula foi abordado o tema: Ensino á distância/e - learning.
Esta ferramenta funciona, e como o próprio nome indica, como ensino á distância.
Não existe presença fisica de professor e alunos, ou seja, a transmissão, a partilha de conhecimentos entre os intervenientes e o apoio dado pelo professor, tudo é estabelecido através da internet.

A meu ver, o e-learning introduz uma alteração bastante significativa no ensino. Esta introdução pode ser benéfica, promovendo uma maior autonomia dos alunos. Por outro lado, o ensino á distância pode colocar á parte o ensino tradicional, despromovendo as relações socias entres os intervenientes.
AULA PRÁTICA 12 DE OUTUBRO DE 2007

HI5/MYSACE - Utilização no contexto educativo


Nesta aula efectuamos pesquisa sobre o contexto educativo em que podemos utilizar asa duas ferramentas.
Numa primeira fase, tivemos dificuldade em ligar estas ferramentas á dimensão educativa, pois sempre as utilizámos na sua dimensão social. A maior parte da informação que obtivemos era referente a esta ultima dimensão o que também não nos ajudou muito.
AULA TEÓRICA 9 DE OUTOBRO DE 2007

Nesta aula ficamos a conhecer as novas tecnologias, bem como o seu potencial no campo do ensino.
Neste contexto, existem 3 perspectivas: a OPTIMISTA - acredita na possibilidade de se alterar o ensino através das tecnologias; a PESSIMISTA - não acredita que as tecnologias possam vir a ser significativas na mudança do ensino, e, REALISTA - acredita ser possivel modificar o ensino, mas não na sua totalidade.
Penso que a introdução das tecnologias possa ser uma mais valia para a alteração e inovação do ensino, mas parece-me um processo dificil, e que tanto pode trazer prós como contras.