sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

trabalho de grupo - aula teórica


A tutoria no fórum on-line:papéis e competências


From: anokas, 17 hours ago








SlideShare Link

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

AULA PRÁTICA 7 DE DEZEMBRO DE 2007


Uma nova experiência


Neste dia vivemos uma nova experiência. foi uma aula completamente diferente e inovora. Tivémos a oportunidade de participar numa aula virtual organizada pelos nossos colegas de turma que estão a trabalhar o Messenger.

Esta aula consistiu num debate cujo tema principal era "A utilização das tecnologias em educação".

Fomos divididos em dois grupos e cada interveniente teve a possibilidade de dar a sua opinião sobre as perguntas que iam sendo lançadas pela "cordenadora" de cada grupo.

A meu ver correu muito bem, todos deram a sua opinião de forma ordenada e na maioria das vezes estavamos de acordo.

Esta aula virtual deu-me a perceber um dos beneficios, entre outros, deste tipo de utilização, nomeadamente o á vontade das pessoas que, provavelmente, se estivessem numa sala de aula normal não teriam dito metade do que disseram.
AULA PRÁTICA 30 DE NOVEMBRO DE 2007

Macro estrutura


Nesta aula foi a realização e a entrega da macro estrutura dos projectos práticos do grupo.

Numa primeira fase, começamos a fazer a macro estrutura em word, mas depois procedemos á sua aplicação no CMaps Tools como sugeriu a professora.

assim, já temos uma planificação do nosso projecto prático, mas claro que posta em prática pode sofrer alterações.
AULA PRÁTICA 23 DE NOVEMBRO DE 2007

Guião de autor

Esta aula ficou marcada pela elaboração do guião de autor das nossas ferramentas on-line: HI5 e MYSPACE.
A professora fez uma apanhado das aulas que nos restavam, procedendo á planificaçãon das mesmas. Também propos a nossa presença numa conferência sobre e-learning e comunidades: no digital mas mais além, que se realizou no dia 13 de dezembro pelas 18 horas no anfiteatro da nossa faculdade.
CAPITULO 4 - COMENTÁRIO





Este capitulo foi para mim bastante interessante, e fez-me reflectir sobre alguns assuntos tratados pelo autor. Um deles é a questão relacionada com os valores: "os valores devem ser ensinados pela escola ou pelos pais?". Penso que os valores tanto devem ser ensinados pelos pais, como pela escola, ou seja, considero que um seja o complemento do outro. Mas fiquei a pensar...! se reparamos as crianças passam o seu tempo na escola, e o restante em casa. contudo a maior parte do tempo é passado na escola ou nos tempos livres. deste modo, penso que a escola deveria dar mais atençâo a este tipo de questôes como a transmissão de valores, que depois deverá ser completada no meio familiar.
outro ponto que me chamou á atenção, foi uma afirmação referida pelo autor em que ele diz que:
" o escandalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do beneficio da descoberta". Oa, eu sou da opinião de que a criança deve poder explorar, ser ela a descobrir as coisas. contudo, penso que há uma idade para tudo pois "as crianças não podem crescer a acreditar em qualquer disparate".Neste contexto, concordo que seja necessário um acompanhamento dos adultos, mas considero que este deve ser feito sem exageros, e que, com o evoluir da idade, das aprendizagens, das experiencias de vida, as crianças vão sendo capazes de descobrir as coisas e formar o seu proprio caminho e ideias.

Os perigos da internet foi outro ponto que me desperto interesse, pois fez-me relembrar os tempos em que eu pedia aos meus pais para porem internet i eles diziam que não porque era muito nova e podia arranjar companhias indesejáveis via internet.

penso que é uma questão que continua a preocuapar, e cada vez mais, muitos pais.considero, e como o autor refere, que estes perigos podem ser atenuados. Ctudo penso que as protecções existentes,embora se venham a desenvolver, não são suficientes.

AULA PRÁTICA

AQUI FICA NOSSA APRESENTAÇÃO Á TURMA DAS FERRAMENTAS QUE ESTAMOS A TRABALHAR: HI5 E MYSPACE

AULA TEÓRICA


Trabalho de grupo


Nesta aula foi proposto a realização de uma apresentação de um dos dois textos que tínhamos à escolha. Cada um escolheu o texto que queria tratar, e como estavam poucos alunos presentes os grupos formaram-se consoante o capítulo (texto) que tinham escolhido.

Assim, o meu grupo ficou com o capítulo 5: "A beleza está nos olhos de quem a vê: A tutoria no fórum on-line: papéis e competências".

A professora informou também que o melhor trabalho iria ser colocado na plataforma da disciplina.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

AULA PRÁTICA 2 DE NOVEMBRO DE 2007


Na aula, prosseguimos com a elaboração do relatório.
A professora aproveitou para nos dar a conhecer a diferença entre tecnologias e ferramentas, visto que era algo que ainda não sabiamos diferenciar. deste modo, por exemplo, o blog é uma tecnologia que tem como ferramentas o blogger, o wordpress, etc.
Foi também referido as LMS´S ( Sistemas de Gestão da Aprendizagem), que são plataformas que permitem a partilha de documentos entre professores e alunos.
Entre outras plataformas, a professora deu o exemplo do MOODLE, que é a plataforma mais utilizada e a mais complexa.
CAPÍTULO 3 - COMENTÁRIO



Aprendizagem


Após a leitura deste capítulo, o assunto que mais interrese me suscitou foi o software educativo como apoio à aprendizagem das crianças.

Tal como a contece com o autor, também sinto uma preocupação no que diz respeito ás decisões que os pais toma em relação ao software que estes compram para os seus filhos.

Os pais são fortemente influenciados pelos meios de comunicação social, acabando por optar por o que estes divulgam, ou seja, pelo "marketing mais forte".

O que acontece é que nem sempre estes softwares são uma mais valia ou adquados para a aprendizagem das crianças, mas o poder dos MEDIA é muito persuasivo.
AULA PRÁTICA 19 DE OUTOBRO DE 2007





HI5 / MYSPACE



Nesta aula continuamos a nossa pesquisa sobre a aplicação em contexto educativo do hi5 e do myspace.


Ambas as ferramentas, para mim, têm sido bastante interessantes de explorar visto que desconhecia as duas.

Em relação ao Hi5, embora já tenhamos encontrado alguma coisa, continuamos com dificuldade em encontrar informação sobre a aplicação desta ferramenta em contexto educativo.

No que diz respeito ao Myspace, ficamos a saber que é uma ferramenta muito utilizada na divulgação de músicas, artistas e bandas.
AULA TEÓRICA 16 DE OUTOBRO DE 2007




Ensino á distância/ e-learning

Nesta aula foi abordado o tema: Ensino á distância/e - learning.
Esta ferramenta funciona, e como o próprio nome indica, como ensino á distância.
Não existe presença fisica de professor e alunos, ou seja, a transmissão, a partilha de conhecimentos entre os intervenientes e o apoio dado pelo professor, tudo é estabelecido através da internet.

A meu ver, o e-learning introduz uma alteração bastante significativa no ensino. Esta introdução pode ser benéfica, promovendo uma maior autonomia dos alunos. Por outro lado, o ensino á distância pode colocar á parte o ensino tradicional, despromovendo as relações socias entres os intervenientes.
AULA PRÁTICA 12 DE OUTUBRO DE 2007

HI5/MYSACE - Utilização no contexto educativo


Nesta aula efectuamos pesquisa sobre o contexto educativo em que podemos utilizar asa duas ferramentas.
Numa primeira fase, tivemos dificuldade em ligar estas ferramentas á dimensão educativa, pois sempre as utilizámos na sua dimensão social. A maior parte da informação que obtivemos era referente a esta ultima dimensão o que também não nos ajudou muito.
AULA TEÓRICA 9 DE OUTOBRO DE 2007

Nesta aula ficamos a conhecer as novas tecnologias, bem como o seu potencial no campo do ensino.
Neste contexto, existem 3 perspectivas: a OPTIMISTA - acredita na possibilidade de se alterar o ensino através das tecnologias; a PESSIMISTA - não acredita que as tecnologias possam vir a ser significativas na mudança do ensino, e, REALISTA - acredita ser possivel modificar o ensino, mas não na sua totalidade.
Penso que a introdução das tecnologias possa ser uma mais valia para a alteração e inovação do ensino, mas parece-me um processo dificil, e que tanto pode trazer prós como contras.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Capitulo 2 (comentário)


No inicio deste capitulo, o autor fala em "revolução digital". Já não é a primeira vez que ouço falar neste termo, e, é algo que me deixa sempre a pensar bastante. Estamos mesmo numa "revolução digital", e fico admirada como é que em tão pucos anos o mundo das tecnologias evoluio tanto...!? chega a ser um bocadinho assustador!

Entre ciberutópicos e cibercríticos referidos por papert, penso que ambos têm razão no que defendem: por um lado é de louvar o contributo da evolução digital pelas enumeras vantagens bem visiveis que nos oferecem, mas por outro lado, não podemos esquecer as desvantagens desta evolução. Sinseramente, este avanço das tecnologias preocupa-me um bocadinho pois nem sempre são aplicadas da melhor maneira e, porque parece que cada vez nos dominam mais, estamos cada vez mais dependentes dos "aparelhozinhos".

Papert refere também uma das maiores contribuições do computador: a aprendizagem. Com as tecnologias as crianças podem aprender, partindo á descoberta e levando muitas vezes á motivação destas sobre os mais variados assuntos, na aprendizagem (temos como exemplo o caso da jenny referido pelo autor).

Também me chamou á atenção a parte em que o autor fala da literacia e fluência, principalmente a frase inicial em que o autor afirma que se as crianças crescerem sem literacia computacional, não conseguirão arranjar emprego no futuro. Mesmo com a tentativa do autor desmistificar esta afirmação, continuo a crer que seja verdade. No dia a dia deparo-me com imensas situações dessas, por exemplo, já me deparei com o caso de um conhecido meu que para continuar no emprego e fazer "frente aos mais novos e mais familiarizados com as tecnologias", teve que recorrer a cursos informáticos. Contudo, sou da mesma opinião do autor quando este afirma que é preciso perder o medo de errar e aventurarmo-nos pelo espaço das tecnologias porque, e tomando como exemplo a minha própria experiencia, foi assim que aprendi grande parte do que sei sobre os computadores.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

02.10.2007 Aula Teórica


Nesta aula respondemos a um questionário para um estudo realizado pela reitoriada universidade de Lisboa. Este tem como objectivo a avaliação das cadeiras e respectivos docentes do 1º ano, 2º semestre.

25.09.2007 Aula Teórica

Como durante esta semana foi a recepção aos caloiros, ou seja, as praxes, a aula teórica não se realizou devido ao reduzido numero de alunos.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

"A Família em Rede"- 1ºCapítulo (comentário)


Neste primeiro capítulo, intitulado "um caso amoroso", o autor dá-nos conta dos grandes laços afectivos que existem entre o computador e as crianças. Como refere o autor, "em todo o lado, com poucas excepções, vi o mesmo brilho nos seus olhos, o mesmo desejo de se apropriarem dessa coisa".
Contudo, existem em simultaneo uma satisfação e uma preocupação por parte dos pais ao verem esta relação tão vinculada, pois, e como refere o autor, "parece que os beneficios e os perigos se encontram ligados". Esta questão fez-me lembrar algumas situações com as quais ja me deparei. Tanto em casa, como em conversas com outros pais, ou mesmo conversas apanhadas no meio da rua, ouço falar sobre esta paixão dos jovens pelas tecnologias, e reparei que na grande maioria é o lado negativo que sobressai. A maioria queixa-se que os filhos passam horas a fio agarrados ao computador e apontam-nos como anti-sociais, destruidores de familias. Ora, se já se deu conta que as crianças têm este enorme interesse pelas técnologias, porque não o aproveitar para fortalecer os laços entre as familias, para que estas partilhem dos seus interesses, da sua educação e aprendizagem, em vez de o apontar como um "destruidor"?!

Primeiro contacto com a cadeira de Tecnologias Educativas II



  • Na primeira aula de tecnologias educativas as professoras apresentaram o programa e os critérios de avaliação desta cadeira. Também foi proposto a leitura do livro "a família em rede" de Seymour Papert e a publicação semanal de comentários a cada um dos seus capítulos.

  • Na aula prática foram apresentados os temas a escolher para os trabalhos de grupo. O meu grupo optou pelo hi5 e o myspace. Apesar de não ter muitos conhecimentos sobre estas tecnologias sempre tive curiosidade em saber funcionar com elas, mas é para isso que estamos cá, aprender.!

Bem Vindos - Tecnologias Educativas II


Assim começa mais um aninho e mais uma vez vamos ter contacto com o universo das tecnologias.... Tanto para melhorar o que aprendemos no 1º ano em Tecnologias Educativas I como para aprendermos coisinhas novas. Boa sorte a todos e aproveitem para aprender ao máximo!!!

domingo, 17 de junho de 2007

08.06.2007 Aula Prática

Está a chegar o dia da entrega do trabalho e agora todo o tempo é pouco. continuamos o nosso trabalho e trabalhamos com o Hotpotatoes.

08.06.2007 Aula Teórica

Esta aula acabou por ser aula prática e não teórica. deste modo procedemos á continuação do nosso trabalho.

01.06.2007 Aula Prática

Continuamos a realização do nosso projecto de trabalho.

01.06.2007 Aula Teórica

O professor numa das aulas teóricas informou a turma, que ia haver uma conferencia dirigida pelo professor José Luís Illera, da Universidade de Barcelona.
Assim, a aula de sexta feira foi "substituída" por essa conferencia na quinta feira á tarde.
O tema da conferencia foi: Comunidades Centrais.
Em relação á conferencia, tenho a dizer que de inicio não estava muito motivada, mas com o decorrer desta, acabou por se mostrar bastante interessante mesmo,e, ao contrario do que esperava, até consegui acompanhar bastante bem a apresentação, (isto porque era tudo em espanhol).

sábado, 16 de junho de 2007

25.05.2007 Aula Prática

Nesta aula continuamos o nosso trabalho sobre as Estações do Ano.

25.05.2007 Aula Teórica

Nesta aula não estive presente os colegas que estiveram dizem ter visualizado algumasaplicações multimédia com fins educativos.

18.05.2007 Aula Prática

Nesta aula continuamos o nosso trabalho.

18.05.2007 Aula Teórica

Nesta aula fiquei a saber os critérios das grelhas de avaliação, entre eles:
  • conteudo
  • interface gráfica
  • funcionalidade
  • usabilidade
  • requesitos técnicos

11.05.2007 Aula Práticane

Nesta aula o professor deu-nos umas folhas com as indicações de como se utiliza o Hotpotatoes para podermos trabalhar com este programa directamente.
Posteriormente, continuamos o nosso trabalho.

11.05.2007 Aula Teórica

Nesta aula falou-se sobre Avaliação Software. Fases desta avaliação:
  • Concepção
  • Desenvolvimento/ralização - (testagem)
  • Avaliação - (também testagem)

Durante a aula foi também apresentado um programa de software: PEDACTICE.

04.05.2007 Aula Prática

Continuamos o nosso trabalho e apresentamos o nosso projecto de trabalho ao outro grupo e vice versa.

04.05.2007 Aula Teórica

Nesta aula não me foi possivel estar presente, mas segundo as informações que recolhi de colegas que estiveram na aula, tiveram contacto com uma ferramenta que permite elaborar exercícios e actividades de auto-avaliação: o HotPotatoes.

27.04.2007 Aula Prática

Durante esta aula continuamos a elaboração do nosso trabalho e fizemos alguma pesquisa na net.

27.04.2007 Aula Teórica

Nesta aula foram abordados 3 conceitos:
  • Multimédia

- apoio ao professor; sequencia linear; imagem fixa/movimento; son/texto; capacidade de representação multidimensional da informação.

  • Hipermédia

- sentido; estrutura em rede; apoio ao aluno.

  • Hipertexto

- organização da informação com base em critérios semânticos.

Fiquei também a ter uma noção de:

  • Interface

- faz ligação entre o homem e a máquina; ligada á mediatização.

  • "Design de Interface"

- regras espacíficas; termos linguísticos; orientações respeitantes á utilização; orientações de carácter visual.

20.04.2007 Aula Prática

Nesta aula continuamos a elaboração do nosso trabalho: As Estações do Ano.

20.04.2007 Aula Teórica

Nesta aula teórica fiquei a conhecer dois modelos de comunicação:
  • Matemática (se a mensagem não chega bem do emissor até ao receptor, temos o ruído.)

criticas: demasiado técnico, não considera dos 3, ou seja de cada um.

  • Palo Alto (conjunto de investigadores, investigaram que diferentes pessoas entendem a mensagem de forma diferente.)

Fiquei assim a saber a importância da comunicação e da comunicação em educação.

Falou-se também das diferenças entre Informação e Conhecimento. Fiquei a saber que embora sejam coisas diferentes, uma completa a outra, na medida que, a informação soa os dados em si próprios, mas só fazem sentido para cada um de nós quando as integramos, ou seja, quando lhes atribuímos sentido (Conhecimento).

Na aula foi também abordada a perspectiva de Mayer (Multimédia). Esta é constituída por diferentes tipos de memória:

  • memória sensorial (duas memórias em jogo: auditiva e visual)
  • memória de trabalho (organizar, separar o que é visual do que é auditivo)
  • memória a longo prazo (introduzir os dados numa memória a longo prazo)

Fiquei também a conhecer os 7 princípios da teoria de Mayer para efectuar uma boa aplicação:

  • princípio multimédia
  • princípio da contiguidade (proximidade) espacial
  • princípio da contiguidade temporal
  • princípio da coerência
  • princípio da modalidade
  • princípio da redundância (repetir)
  • princípio das diferenças individuais

30.03.2007 Aula Prática

Nesta aula fizemos pesquisa pela net para reunir material para o nosso trabalho: As estações do ano.
Posteriormente, também procedemos ao início da elaboração desse mesmo trabalho.

23.03.2007 Aula Prática

Nesta aula foi-nos dado a conhecer uma nova ferramenta paraarealização de aplicações multimédia: o Quantary.
A professora deu-nos uma folha com as indicações a seguir para poder-mos explorar esta ferramenta.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

23.03.2007 Aula Teórica

Nesta aula aprendemos que existem diferentes concepções ligadas ao Ensino e á Aprendizagem:

- Teoria Construtivista
(construção do conhecimento é interna)
- Teoria Behaviorista
(prepara todas as condições para que a aprendizagem aconteça)
- Processo de Informação
(surge como contraponto á teoria behaviorista e indica os processos a seguir para que o individuo consiga atingir os objectivos).

A aula teve também uma componente prática tendo sido elaborado um pequeno trabalho de grupo para melhor percebermos os conteúdos que foram abordados na aula.

Aqui fica o nosso trabalho:

1. Tipo de alunos (idade; nivel de ensino)
2. Numero de alunos
3. Tema (tópico, disciplina)
4. Perspectiva
5. Actividade em si
6. Tempo para realizar a actividade

Respostas:

1. Crianças (10 anos)
2. 15 alunos
3. Língua portuguesa (verbos)
4. Behaviorista
5/6. Actividade: aula de tempos verbais. 15 minutos antes da aula terminar o professor dá uma grelha com verbos para cada aluno preencher e entregar antes de sair.

terça-feira, 1 de maio de 2007

16.03.2007 Aula Prática

Mais uma aulinha prática!! =)

Aprendemos a construir e procedemos á construção em POWER POINT de uma macroestrutura a partir de um texto "CÍCERO"

16.03.2007 Aula Teórica

Durante esta aula aprendi que o processo de aplicação multimédia comporta algumas fases:
1ªfase - Concepção (ideias)
2ªfase - Realização (colocar em prática)
3ªfase - Validação (recorrer a uma amostra de pessoas para ver como funciona)
4ªfase - Produto Final (difusão)

Outro aspecto que aprendi na aula foram as regras da Comunicação Multimédia:
1. ocupar somente 50% do ecrã
2. não colocar animação em demasia
3. colocar o titulo em todos os slides
4. colocar no fundo de cada slide o numero total de slides

09.03.2007 Aula Prática

Nesta aulita aprendemos o que era uma macroestrutura e que existem diferetes tipos de estruturas:
- linear
- hierarquica (mais utilizada)
- rede (mais simples)
- matris

09.03.2007 Aula Teórica

Nesta aula foi abordado o período de 1982 a 2000 - Período da integração do computador nas escolas.

Aprendemos em que consiste o ensino programado ( tem base no behaviorismo):
- o aluno deve trabalhar individualmente;
- o aluno deve trabalhar no seu próprio ritmo;
- o aluno deve trabalhar por pequenos passos;
- cada pequeno passo deve-se integrar numa sequência cuidadosamente estabelecida;
- o aluno deve responder activamente a cada pequeno passo;
- o aluno deve ser imediatamente informado sobre a pertinência da sua resposta.

Foi também referida a tecnologia digital que aparece em oposição ás tecnologias analógicas.

O professor também referio na aula o Cone de Dale, o qual axei bastabte interessante (investigação feita em torno de diferentes meios/comparar meios).

02.02.2007 Aula Teórica

Nesta aula foi feita uma abordagem ás técnologias desde o seu inicio até aos nossos dias.

Tópicos para reflexão:
- Á procura de uma identidade (sobre o conceito de "tecnologia educativa")
- Sobre a função das tecnologias
- Sobre a investigação pp.dita

O conceito de tecnologias educativas é polissémico, estando a ele associados os conceitos de:
- tecnologia educativa
- tecnologias da educação
- tecnologias em educação (uso de cada uma delas em contexto educativo)
- audiovisual

Foi também elaborada uma linha de tempo que segue os seguintes tópicos:
- teoria
- personalidades
- funções das tecnologias ( materiais/apoios de aprendizagem)
- máquinas
- investigação (que investigação em cada uma das épocas)

A linha do tempo (1923-1957) refere-se á evolução das tecnologias. esta evolução foi-se baseando em teorias como as de SKINNER, PRESSEY , TYLER.
Cada periodo é distinto dos outros, mas todos eles foram igualmente importantes para as tecnologias.

sexta-feira, 16 de março de 2007

Aula Prática - 02.03.2007

E cá está a nossa primeira aulinha prática....! Nesta primeira aula que foi no dia 2 de Março, procedemos á elaboração de um blog, xiiiimmmm um blog lol e respondemos a um questionário de auto-avaliação www.aprendercom.pt no qual obtive 20 pontinhos =$ ai ai!!! já sei, jé sei não pesco nada disto né!? mas com o tempo isto vai lá =)

Aula teórica - 23.02.2007

Nesta primeira aula foram fornecidas algumas informações sobre o trabalho a desenvolver durante o semestre na cadeira de Tecnologias Educativas I, nomeadamente a construção de um blog. Confesso que fiquei um bocadinho atrapalhada quando disseram para fazer o blog mas agora cá me estou a desenrascar....!